Pular para o conteúdo

Creche Estrelinha do Oriente

logo

Nossa história

Nascemos para ajudar a toda uma comunidade.

Associação Beneficente “Creche Estrelinha do Oriente”
Av. João Prata Vieira n.º 31 Parque Vista Alegre

Dona Helena, cidadã brasileira moradora no bairro Jardim Aeronave, localizado na região do Distrito Industrial de Campinas, há muito conhecia a realidade dos bairros vizinhos, visto que mantinha algumas atividades sociais, onde atendia a comunidade local.

Ouvindo cada problema, cada dificuldade que os pais tinham para poderem sair para o trabalho, sem terem onde deixar seus filhos, visto que a falta de vagas em creche sempre foi enorme.

Estes pais saiam para o trabalho, deixando os filhos com cuidadores particulares, ou vizinhos e parentes, mas nunca com segurança e muito menos, as pessoas tinham um compromisso.

Nascemos para ajudar a toda uma comunidade.

Convivendo com esta realidade, e com o objetivo em mente, saiu em busca de parcerias pessoais, aí então encontrou pessoas que compartilhavam do mesmo ideal, logrando vencer a primeira batalha, com compra a preço quase vil do local e sede hoje da entidade, num terreno de quase 3.000 m2, encravado no Parque Vista Alegre- ou Jardim Santo Antônio de Viracopos.

COMO SE FEZ REALIDADE O EMPREENDIMENTO?

Reunidos em uma diretoria composta por cerca de 30 pessoas, engenheiros, advogados, empresários, funcionários públicos, Juiz de Direito e cidadãos comuns, dispostos a contribuírem para a melhoria da vida de seus semelhantes, já se tinha constituída juridicamente a Associação Beneficente “Creche Estrelinha do Oriente”, localizada à avenida João Prata Vieira n.º 31, bairro Parque Vista Alegre, com Ata de Constituição registrada no Primeiro Cartório Privativo de Registro das Pessoas Jurídicas sob o n.º 10.502 Livro A-34 fls.189 e inscrita no CGC sob o n.º 01.422.520/0001-55.

Em 19 de Julho de 1996, esses profissionais liberais das mais diversas áreas, reuniram-se para discutir o projeto destinado à área de 3.000 m2, da Associação.

Assim, motivados pela vontade, elaboraram um questionário objetivando uma pesquisa de campo, visando levantamento do diagnóstico social e as necessidades mais urgentes do local.

Computados todos os dados, a conclusão da pesquisa apontou vários indicadores importantes, mas o principal apontava a necessidade premente de uma Unidade destinada ao atendimento de crianças na faixa etária de 2 a 6 anos, já que a região é oriunda de invasões de terras, e com uma demanda significativa de crianças.

Surge então a idealização da Creche Estrelinha do Oriente. Com o objetivo de atender crianças carentes, dando oportunidade de receberem educação, alimentação, noções de higiene, lazer e transformação social compatível e de qualidade, melhorando as condições de vida destes, excluídos que são dos bens de serviços mais essenciais à sobrevivência e ao seu desenvolvimento.

Com a aprovação da planta pela Prefeitura Municipal de Campinas, a construção foi iniciada, prolongando-se por 6 anos. Tudo isso só foi possível graças à ajuda recebida dos colaboradores, especialmente de um cidadão que foi ímpar nesta empreitada, sem nunca buscar absolutamente nada em troca, JOSÉ ROBERTO MINGONE, mais os voluntários e Diretores, unidos organizaram eventos como, feijoada, pizza, rifas, bingos, bazares, eventos esses que deram sustentação para a construção.

Com 1200 m2 de área construída, dividido em dois prédios, contendo 11 salas de atividades, 5 banheiros para as crianças (masculino/feminino), brinquedoteca, banheiros sociais, sala de televisão, sala da Diretoria, secretaria, Assistente Social, Diretora Educacional, orientadora Pedagógica, gabinete dentário, de descanso de funcionários, banheiro de funcionários, lavanderia, refeitório para as crianças, refeitório para funcionários, cozinha, dispensa, um galpão onde são realizados bazares de roupas usadas e o playground.